top of page
  • Foto do escritorPsiconectado

A importância de errar, se perdoar e se valorizar


Seja você quem for, é alguém de valor. Talvez suas virtudes estejam escondidas atrás de escolhas erradas. Ou pouco exploradas e não reconhecidas por você mesmo. Seja qual for o caso, acredite em você! Tenha consciência de que sua imperfeição sempre existirá e que sua obrigação é se empenhar em aperfeiçoar cada erro percebido. Você errará enquanto estiver vivo, e quando digo vivo, me refiro a estar atuando no mundo, não somente respirando. Se você errou, é porque tentou algo, fez jus a sua condição de ser humano e com isto tem a oportunidade de se elevar. 

Cada ser é um universo e traz uma história, motivos específicos para ser quem é. Contudo, não devemos manter a "síndrome de Gabriela" de que eu nasci assim, vou morrer assim e me aceitem assim. É Preciso melhorar, aperfeiçoar a habilidade de ouvir e processar críticas. Ninguém gosta de receber um feedback negativo e talvez sua reação inicial, além de raiva e tristeza, seja negar. Porém nunca despreze a valiosa capacidade de filtrar o que recebe. Você, desde que esteja lúcido e orientado, possui senso crítico para avaliar a si e ao mundo. Talvez o melhor parâmetro seja pensar se suas atitudes estão prejudicando o funcionamento de sua vida ou a dos outros. Se a resposta for sim, se reavalie, peça perdão e acima de tudo se perdoe. Se esforce e se reinvente. Caso não, talvez o erro não esteja em você. Pode ser apenas um ponto de vista diferente, uma tendência alheia de criticar o que é diferente de si, ou de só culpar para não se observar.

Não devemos, nem podemos maltratar aos outros nem a nós mesmos. Culpa, orgulho e depreciação não transformam nenhuma situação. Que tal trocarmos a culpa por auto responsabilidade, orgulho por perdão e arrependimento por aperfeiçoamento? Estou disposta a te ajudar nessa experiência.



Cintia Silva de Albuquerque

CRP 05/39951

Psicoterapeuta Breve Integrada e Neuropsicóloga em formação (Centro Universitário Celso Lisboa).

Colunista Psiconectado

Instagram: @uropsicocintia

Facebook: Psicóloga Cintia S. de Albuquerque

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page