top of page
  • Foto do escritorPsiconectado

A dificuldade de colocar limites nos filhos na Quarentena


Colocar limites em uma criança significa dar uma boa educação infantil. Percebem-se muitas vezes dificuldades em alguns pais em estabelecer regra e limite. Sua falta é uma das principais dificuldades existentes na educação atual. Constantemente pais são chamados ao colégio por professores por este problema.  Como deve ser trabalhado esse limite com os filhos? Como ensiná-los? Como colocar limites durante o período de quarentena, período atípico na rotina de todos?

Estabelecer limites é um assunto que todos os pais reconhecem como sendo de suma importância, mas o que não quer dizer que seja algo fácil de lidar e que não cause dúvidas. Isso ocorre devido a alguns pais confundirem a questão do limite com amor e permissividade. Dizer não ao filho é necessário e não está relacionado ao amor existente. Confusão esta comumente feita na cabeça da criança, porém o adulto deve estar atento e seguro em sua postura ao dar o limite ao seu filho.

Os limites relacionam-se com o espaço físico e corporal da criança, na relação com os colegas e em grupos e também, no comportamento emocional, como por exemplo, frustração e aceitação de regras. Os pais devem orientar seus filhos no sentido de uma conscientização pessoal dos seus limites e evitar que seja ensinado através de comparações visto que os conceitos de limites variam de família para família.

O estabelecimento de regras e limites deve ser feito de maneira clara e direta evitando qualquer tipo de ambigüidade. Deve ser explicada a importância de tais orientações e, é claro, sempre que possível mostrar aos filhos o exemplo de tais comportamentos. E, caso os pais tenham dificuldades de explicá-las a ajuda de um profissional pode ser indicada.

O problema que se percebe atualmente é o estabelecimento de limite no período atual,  a quarentena. Crianças em casa em home school, com muita energia e sem nenhuma atividade fora de casa como as de lazer e curriculares. Além de não ter o contato escolar com amigos e professores que participam ativamente no estabelecimento de limites. Nesse período é comum perceber uma certa permissividade dos pais a fim de suprir os sentimentos ruins que a quarentena pode causar. Por exemplo: “ah, não vou cobrar muito o estudo dele, já que nem sei como será a avaliação”. Esse tipo de comportamento ensina a criança a falta de comprometimento, de limite e de rotina. Até concordo com a possibilidade de uma exigência menor, mas nunca a ausência dela, ou da rotina e nem de limites. Esse é um período de aprendizagem não somente para os adultos, mas também para as crianças.

Portanto os pais devem estar cientes sempre da responsabilidade da educação e que colocar limites em seus filhos é necessário e deve ser feito sem culpa. Dizer não faz parte da educação e quem ama educa, sempre! 



Cristiane Ramos Figueiredo -

CRP 05/30604

Psicóloga com Especialização em Terapia Familiar no Instituto de Psiquiatria- Universidade Federal do Rio de janeiro

Colunista Psiconectado

Instagram @psi_cristiane_figueiredo

http://www.psiconectado.com.br/2020/03/psicologacristianefigueiredo.html

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page