top of page
  • Erica Lopes Rodrigues CRP 06/112999

QUANDO A ANSIEDADE DEIXA DE SER UMA EMOÇÃO E VIRA UMA PATOLOGIA


Antes de tudo é importante pensarmos que quase todo ser humano tem ansiedade fisiológica, ainda mais no mundo acelerado que vivemos hoje.

Tem gente também que diz que não é ansioso, mas duvido que você já não tenha vivido uma das situações abaixo: - Não dormir antes de uma viagem ou prova; - Ter sudorese ou tremores durante uma entrevista de emprego; - Frio na barriga quando estava ao encontro de uma menina ou menino que você estava gostando.

Entre várias outras situações do dia a dia.

Já você respondeu que sim alguma dessas questões, parabéns, você já esteve ansioso(a) em uma situação específica.

Esse sentimento de emoção ansiosa ou como chamamos ansiedade fisiológica está associado a um medo, insegurança de algo novo, porém previsto, ou seja, tem causa clara para a pessoa e passado esse evento essa ansiedade passa.

Já a Ansiedade como Patologia gera muito sofrimento, existe um prejuízo funcional nas mais diversas atividades diárias, prejuízo quando está em um ambiente que existe uma competição natural, como por exemplo no trabalho, essa pessoa raramente atinge cargos de alto escalão em uma empresa, muitas vezes não tem motivo especifico, a crise de ansiedade simplesmente vem e é isso que muitas vezes o paciente não consegue explicar o que é, e associam à uma angustia.

As manifestações (sintomas) são diversas: preocupações excessivas, medos subjetivos (medo de enlouquecer por exemplo), despersonalização, aceleração mental, entre outros sintomas intelectuais. Já os fisiológicos podem ser: taquicardia, tremores, sudorese, boca seca, mal-estar gástrico e intestinal, tensão muscular, entre outros.

Conforme agora a DSM V, o transtorno de ansiedade abre as seguintes categorias: - Transtorno de Ansiedade Social - Fobias especificas - Transtorno do Pânico - Agorafobia - Transtorno de Ansiedade Generalizada.

A ansiedade geralmente começa na adolescência, por isso é muito importante os pais ficarem atentos a mudança de comportamento de seus filhos e buscarem apoio, acredita-se quem em média uma pessoa com ansiedade patológica demora 15 anos para buscar ajuda.

Outra questão importante que precisa ser considerada é que em média mais de 58% das pessoas com transtorno de ansiedade desenvolve também depressão ao longo da vida.

É importante ressaltar que não é apenas quando a ansiedade é patológica que a pessoa precisa buscar ajuda, o que muda nesse caso é o tratamento medicamentoso.

Mas se você se percebe com uma emoção ansiosa com frequência é sinal de que ela tem se potencializado e precisa apoio, podendo encontrar na psicoterapia.

Se você se viu em alguma das situações mencionadas no texto, procure ajuda pode te fazer muito bem, e evitar que essas emoções se potencialize.

Erica Lopes Rodrigues CRP 06/112999

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirantes do Estado de São Paulo

Pós-Graduação em ADM de RH/ Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)

Colunista Psiconectado

Instagram @ericarodrigues.psi

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page