top of page
  • Ane Caroline de Oliveira CRP 12/12033

3 ASPECTOS ESSENCIAIS PARA MUDAR SUA VIDA


Penso que você já se deparou com esse complexo dilema: do jeito que está minha vida, não dá pra continuar. Mas mudar é difícil, nem sei pra onde ir, como fazer, que caminho tomar...

Se você sente essa necessidade de mudança em sua vida, há alguns pontos essenciais que podem te ajudar a trilhar esse caminho.

AUTOCONHECIMENTO é o primeiro ponto. O mais importante e essencial. É aqui que você vai encontrar a essência que vai te guiar no processo de mudança interna. Quando você encontrar o que realmente faz teu coração pulsar, o motivo verdadeiro pelo qual você se levanta todos os dias e segue sua vida, nesse momento em que você descobrir isso, NADA poderá te parar. Nada.

“Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda.” (JUNG)

Muitas vezes esse movimento de olhar para si pode doer. Machuca, fere o orgulho, e você pode até não gostar do que verá. Mas o resultado é simples e lindo: você encontra sua fonte de força. Vamos então a esse segundo aspecto.

FORÇA é um conceito muito subjetivo né? Tem gente que é um monstro, malha, levanta peso, empurra caminhões. E tem outros que fazem caretas e barulhos, mas não conseguem mover quase nada sem ajuda, tipo eu. E tem um monte de grupos intermediários aí no meio e, independente de quanta força física você tem, isso não está necessariamente associado com algum tipo de capacidade emocional: há pessoas que, apesar de aguentar socos e chutes físicos, não aguentam nada quando é a vida que está batendo. O contrário também acontece: pessoas sem força física, mas que apesar das adversidades fazem a vida ter uma leveza sem tamanho. As combinações são várias, mas uma coisa é certa: a força existe em nós. Em algum lugar você tem uma fonte de força, que é capaz de te fazer salvar uma criança em perigo, ou fugir quando se sente ameaçado. Mesmo que você não veja, essa força existe. Pode ser até que você não esteja usando ela, mas ela está aí, em algum cantinho, guardada no seu ser. E o primeiro ponto, o autoconhecimento, é o que te fará encontrar essa força. E ela, a força, está associada diretamente com o que eu falei antes, tá? Seu propósito, quem você é, sua essência. Osho faz um convite:

“Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, APESAR de todas as consequências.” (OSHO)

Mas e aí, o que fazer com essa força quando você encontrar?

Chegamos então ao último ponto que quero compartilhar contigo: a AÇÃO. Sim, eu sei, pode ser difícil. Mas eu te convido a fazer um passo. Só um, depois tu pensas no outro. Quando você faz esse passo, esse primeiro passo, você já começou a caminhada. Quando eu escrevi as primeiras palavras desse texto, eu já tinha um texto iniciado! E aqui vale qualquer pequeno passo, desde que você se movimente em direção ao que você quer, em direção à mudança que você deseja em sua vida! E um detalhe importante é que: não, você não precisa ir sozinho. Realizar uma mudança em sua vida depende exclusivamente de ti, mas se você for acompanhado será um caminho muito melhor! Mas isso vai ficar pro próximo texto ;)

Com carinho, Ane Oliveira.

Ane Caroline de Oliveira CRP 12/12033

Graduada em Psicologia pela Universidade do Contestado de Concórdia/ UNC-SC

Colunista Psiconectado

Instagram @psicologaaneoliveira

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page