top of page
  • Suellen Rosana Costa Amaral CRP 06/113671

SERES RACIONAIS


Esses dias li um texto no qual Maturana, um dos grandes pensadores da atualidade, afirma que “ao nos declararmos “Seres Racionais”, vivemos uma cultura que desvaloriza as emoções”.

Pensando em como aprendemos e apreendemos historicamente e geneticamente certos conteúdos, parei para pensar em quantos milhões de anos estamos dizendo isso para nós mesmos. São muitos!

Sendo assim, faz sentido a nossa dificuldade em olhar, reconhecer, lidar, valorizar, expressar, entre diversos outros verbos, nossas emoções e sentimentos. Faz muito sentido na verdade!

Faz sentido a gama de mecanismos de defesa que nosso inconsciente encontra para evitar ter acesso ao lado emocional. Faz sentido nosso inconsciente achar que nosso lado emocional irá de alguma maneira nos machucar. Faz sentido em como nosso inconsciente acredita que não temos recursos para lidar com certas dificuldades e já reprimem todo o seu conteúdo! E poxa, como são fortes todos eles!

É claro, todos esses anos estamos aprendendo que para sermos “seres racionais”, não podemos também ser “seres emocionais”. E será mesmo?

Porque será que ao entrarmos em contato com aquele conteúdo reprimido nos sentimos libertos? Sentimo-nos mais leves? Porque ouvir sentimentos dos outros nos traz uma sensação boa? Porque nos sentimos realizados e felizes ao criar algo? Ao dançar? Ao cantar? Ao pintar? Provavelmente porque estamos dando vasão ao nosso lado emocional!

E quero dizer aqui, que tudo bem nos encontrarmos nessa dificuldade em olhar, reconhecer, lidar, valorizar, expressar e etc, nosso lado emocional. Repito, nós aprendemos dessa maneira, é a forma como sabemos fazer até o momento. E se estamos aqui ainda é um sinal de que tem dado certo.

Mas, minha reflexão é no sentindo de trazer movimento e questionamentos para tudo isso! Sim, nós somos seres racionais, portanto, temos a capacidade de pensar sobre as mais diversas questões! Então, porque não pensamos sobre nossos sentimentos e nossas emoções? Acho que vale pensar sobre isso!

Suellen R. C. Amaral Psicóloga, pós graduada em Saúde da Mulher e Arteterapeuta em formação. Atua como Psicóloga da Saúde, trabalhando com saúde emocional e psicoeducação. Colunista Psiconectado Instagram: @psicologia_suellen_amaral

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page