top of page
  • Natália Vinhas CRP 12/12182 e Paulina Almeida CRP

MINHA AUTOESTIMA NA ERA DA SELFIE


O mundo digital mudou, e a forma como o ser humano olha e é olhado também. Com isso vem uma nova expressão do “Eu”. Um “Eu” feliz, sorridente, que sempre está em lugares bacanas. Este “Eu” não fica triste, não se aborrece muito menos passa por problemas.

Um dia conversando com uma amiga sobre este assunto ela me contou que estava dando apoio para outra amiga em um momento de tristeza, de dificuldade e que de uma hora para outra esta amiga olhou pra ela e disse: “Vamos tirar uma selfie!.” E pronto já estava a foto nas redes sociais, bem sorridentes, nem parecia que a tal pessoa estava passando por um problema maior.

Claro, isso não deixa de ser uma forma de auto expressão, mas quem você quer enganar o outro ou a si mesmo?

O que quero aqui é chamar atenção para a questão da autoestima, ou seja o quanto que uma pessoa de fato valoriza a si mesmo. De acordo com Cerqueira “A autoestima é a confiança no próprio potencial, a certeza da capacidade de enfrentar os desafios da vida, a consciência do próprio valor e do direito ao sucesso e à felicidade”.

E aí vem o conflito.

O quanto você está colocando no olhar do outro o seu querer? Curtidas para aumentar a autoestima, para que? Qual seu real valor? Qual a importância disso pra você? Questionamentos como esses nos fazem refletir sobre quem somos e como está o nosso olhar para nós mesmos.

Este olhar que vem de fora nos distancia do olhar interno, um olhar para suas questões, seus desejos, despertando com isso uma constante insatisfação consigo mesmo e a necessidade de sempre parecer mais do que é.

E é o contrário de tudo isso é que de fato se desenvolve a autoestima. É preciso um olhar interior para se conhecer, enfrentar os medos e fraquezas, se apropriar das forças e reconhecer que somos humanos, com fraquezas e virtudes e merecedores de verdadeiro amor. Um amor para consigo mesmo.

Natália Vinha CRP 12/12182

Psicóloga Online

Especialista em Psicologia Hospitalar e Obesidade - www.facebook.com/psicologanataliavinhas

Paulina Almeida CRP 06/115183

Psicóloga Online

Experiência de 10 anos em Recursos Humanos

www.facebook.com/psicomentesaudavel

REFERÊNCIA

CERQUEIRA, A.F.O que é Autoestima. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004

43 visualizações0 comentário
bottom of page