top of page
  • Caroline Settani Salvalagio CRP 06/117171

VOCÊ SABIA QUE SEUS PENSAMENTOS E EMOÇÕES INTERFEREM NA FORMA COMO VOCÊ COME?


Dentro da abordagem cognitivo comportamental, entendemos que entre a situação, emoção e comportamento, existem pensamentos. Sendo assim, uma situação nos leva a pensamentos e estes pensamentos causam uma reação comportamental, emocional e fisiológica. Um exemplo disso é quando logo após comer um doce (situação), pensarmos algo como “Sou incapaz de me controlar, nunca chegarei no meu objetivo.”(pensamento), sentirmos culpa e frustração (reação emocional), começarmos a fazer restrições (reação comportamental) e ficarmos tensos (reação fisiológica).

Esses pensamentos são chamados de automáticos, que aparecem na nossa cabeça involuntariamente, podem ser frases ou até imagens e muitas vezes são tão rápidos que nem os percebemos. O problema é no meio deles podem existir distorções cognitivas, que são basicamente maneiras distorcidas de processar uma informação, ou seja, são interpretações erradas do que nos acontece.São maneiras que a nossa mente arranja, convencendo-nos de algo que não é realmente verdade, o problema é que isto nos leva a comportamentos também disfuncionais.

Durante o processo de terapia, além de outras coisas, trabalharemos para aprender a identificar esses pensamentos distorcidos e automáticos, tentaremos então prevenir e reduzir o seu impacto, criando pensamentos de enfrentamento/respostas adaptativas e mudaremos o comportamento.

Um exemplo: Pensamento distorcido de tudo ou nada “ Ou faço a dieta 100% certa, sem abrir exceções ou não faço nada”, desenvolvemos um pensamento de enfrentamento como: “Comer um pouco fora do planejado, não é o mesmo que falhar totalmente, posso continuar”, desenvolvendo então o comportamento de voltar ao planejado, mesmo após ter saído dele.

Mudar a forma de pensar, enxergar e se relacionar com a comida é fundamental para ter um bom sucesso no seu emagrecimento, pois o torna mais sustentável e permanente e por isso, contar com uma equipe de psicólogo e nutricionista é tão importante neste processo.

Caroline Settani CRP 06/117171

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista/ UNIP-SP

Trabalha com tema de obesidade, dificuldades no emagrecimento e transtornos alimentares

Colunista Psiconectado

Instagram @psicarolinesettani

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page