top of page
  • Caroline Settani Salvalagio CRP 06/117171

DIETAS FAMOSAS DA MODA


Fazer dieta hoje em dia é quase como ser bacana ou não, para algumas pessoas é até um pertencimento de grupo, alguns fazem a dieta X da moda para ser legal e acompanhar o grupo.

Muitos jogam todas as expectativas em cima da dieta e quando não dá certo, se frustram ou não aguentam, desistem e voltam a engordar.

Sabe qual o grande problema dessas dietas extremamente restritivas? Elas não te ensinam a mudar a sua relação com a comida, não te ensinam novos hábitos e nem como se comportar de forma diferente, ou seja, assim que sua dieta ou remédio acabar, você voltará aos antigos hábitos e assim poderá retomar todo o peso novamente.

Que tal retirar rótulos de alimentos de bons ou ruins, de classificá-los vilões, não há um grupo de alimentos vilões e sim a forma como você se relaciona com aquele nutriente. Um brigadeiro não engorda, mas se ele for vilão e virar uma restrição longa, uma hora você pode não aguentar e aí ao invés de comer só um ou dois, poderá acabar muito mais e isso sim poderá fazer mal.

Para quem não possui um bom relacionamento com a comida, essas dietas da moda ou até desafios de x dias sem algum nutriente, podem ser um gatilho para acentuar o sofrimento com o ato de comer. Não é uma regra, existem pessoas que sabem lidar muito bem com isto, porém para quem tem um problema, entrar em contato com uma restrição longa é correr o risco de desenvolver um comer transtornado ou até mesmo um transtorno alimentar.

Algumas pessoas começam a se excluir ou a evitar confraternizações, saídas e até viagens com amigos e familiares, tudo a fim de evitar “tentações”. Isso pode até gerar brigas com parceiros, familiares e amigos, existem pessoas que levam para aniversários ou até mesmo restaurantes a sua própria marmita com sua comida específica e deixam de aproveitar e curtir o momento. Às vezes a pessoa acaba trocando a obsessão por comer, pela obsessão de nunca sair da dieta e fazer tudo certo sempre e manter o corpo perfeito.

Ao entrar em novo plano alimentar, ele não deve se tornar um peso, as escolhas devem ser feitas de forma natural. As vezes comer e exagerar um pouco é normal, mas as vezes isso se torna uma culpa e um peso muito grande. Fazer dietas famosas, dizendo ser para sempre e com medo de furar, com culpa e com necessidade de ficar controlando tudo sempre, não é saudável.

O segredo de tudo é equilíbrio em seu plano alimentar, saber abrir exceções sem culpa, sem compensações e retomar ao plano posteriormente.

A ajuda de um psicólogo poderá ser de extrema importância neste processo, o trabalho na psicoterapia será de autoconhecimento, trabalhar suas emoções de outra forma, que não seja na comida, sua autoestima, auto sabotagem, regras, autocontrole, etc. Ao contrário destes remédios que só visam parar de comer, iremos tratar a real causa do seu comer emocional ao mesmo tempo que desenvolvemos mudança de hábitos.

Caroline Settani CRP 06/117171

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista/ UNIP-SP

Trabalha com tema de obesidade, dificuldades no emagrecimento e transtornos alimentares

Colunista Psiconectado

Instagram @psicarolinesettani

22 visualizações0 comentário
bottom of page