top of page
  • Caroline Settani Salvalagio CRP 06/117171

SEUS MELHORES MOMENTOS ESTÃO RELACIONADOS AO SEU MELHOR PESO?


Você tem o costume de relacionar os melhores momentos de sua vida, suas grandes conquistas ao seu melhor peso? Está aguardando emagrecer para só então depois mudar de emprego? Comprar uma roupa nova? Ir viajar para aquele lugar que você tanto quer?

Será que isto está realmente certo? Emagrecer primeiro e só depois conquistar essas coisas? Pense um pouco, você não está pausando sua vida até conquistar o tão sonhado peso ideal?

Pois bem, vamos mudar isto! Sabe aquela história, quem vem primeiro, o ovo ou galinha? A Autoestima ou o emagrecimento?

Aqui o que deve vir primeiro é a sua felicidade e não o peso ideal. Sua autoestima, suas conquistas não devem ser apenas como consequência de seu emagrecimento e sim parte dele. Comece agora! Mude emprego, vá viajar, salte de paraquedas, vá para a balada, comece aquele curso, etc.

Não espere emagrecer e ser perfeita para começar a viver pois, ao fazer isto, colocamos uma grande expectativa no processo de emagrecimento e a qualquer deslize, como uma exceção ou um possível platô, nossa frustração se torna muito maior. Qualquer sinal de “ fracasso” na dieta acaba se tornando também um fracasso ou adiamento daquela viagem, daquela coisa tão sonhada, e por parecer cada vez mais difícil e mais distante, acabamos paralisando tudo e desistindo da dieta e, consequentemente, de nossos sonhos.

Então vamos diminuir o peso dessa dieta? Vamos desassociar a ideia de corpo ideal e conquistas de vida? Assim se você escorregar, poderá recomeçar seu plano alimentar quantas vezes for preciso e sua frustração será menor, uma vez que as coisas boas de sua vida não dependem apenas do seu peso.

Inverta a ordem, cuide primeiramente de você, de sua autoestima, sua autoconfiança, autoconhecimento, se empodere e então o processo de emagrecimento poderá vir junto com tudo isso. Não espere que tudo isto venha apenas depois de você emagrecer, isto não deve ser consequência do emagrecimento e sim parte dele.

Se estiver com dificuldades para trabalhar essas questões, procure ajuda de um psicólogo!

Caroline Settani CRP 06/117171

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista/ UNIP-SP

Trabalha com tema de obesidade, dificuldades no emagrecimento e transtornos alimentares

Colunista Psiconectado

Instagram @actuspsico

17 visualizações0 comentário
bottom of page