top of page
  • Paulina Almeida CRP 06/115183

JANEIRO BRANCO, VOCÊ SABE O QUE É?


Hoje compartilharei com vocês sobre o tema Janeiro Branco, particularmente gosto muito de falar sobre isso.

Inspirada nas campanhas do outubro rosa e do setembro amarelo, o Janeiro Branco surgiu em 2013 no estado de Minas Gerais quando seu idealizador Leonardo Abrahão e alguns psicólogos tiveram a ideia de levar as pessoas a importância de cuidar da saúde mental e saúde emocional.

O Janeiro Branco vem como um marco temporal estratégico para que todas as pessoas reflitam sobre a saúde mental, o quanto ela impacta em nossa vida e o quanto ela é importante na construção e equilíbrio emocional. O objetivo é que você pare e reflita sobre sua felicidade, suas metas, seus sonhos, seus relacionamentos, suas escolhas, entre outros, é uma grande oportunidade para pensar sobre sua vida, tomando uma decisão se quer construir algo novo ou se pretende permanecer onde está.

O mês de Janeiro foi escolhido por ser um mês onde naturalmente as pessoas refletem sobre o que fizeram no ano anterior e o que pretendem realizar no ano que se inicia, podemos dizer que é um mês terapêutico. E a cor branca foi escolhida pelo fato de ser uma junção de todas as cores, remetendo a ideia de que o indivíduo para ter Saúde Mental precisa estar em harmonia com todas as áreas de sua vida. Além do mais, o branco é a cor onde podemos “jogar” todas as outras cores e colorir da maneira que quisermos, remetendo a ideia de que é possível “pintar” a vida de formas diferentes.

A preocupação da campanha é chamar a atenção das pessoas em cuidar da saúde mental, refletir sobre a felicidade e também tirar o senso comum de que Psicólogos só cuidam de “loucos”, pois saúde mental vai muito além de transtornos, ela engloba ter e manter bons relacionamentos saudáveis, estar bem consigo e com os outros, ter uma boa relação no trabalho, dentre outros.

O cenário é muito preocupante, hoje as pessoas estão muito agressivas, há violência no trânsitos, consumo desenfreado de álcool e drogas, suicídios, intolerância a várias situações e com o outro, tudo isso pode levar a um desequilíbrio emocional o que resulta em transtornos de humor, estresse, depressão, ansiedade, bem como outros transtorno psíquicos.

Diante disso, a campanha visa:

  • inserir na sociedade a temática “Saúde Mental”;

  • trazer reflexão de viver uma vida plena com qualidade de vida, equilíbrio emocional e atitudes positivas em relação a si próprio;

  • despertar em todos os profissionais a importância de cuidar da “Saúde Mental”;

  • provocar nas pessoas reflexão em diversas situações vividas no cotidiano;

  • difundir um conceito ampliado de Saúde Mental como um estado de equilíbrio emocional, combatendo a ideia equivocada de que a mesma está relacionada à ausência de transtorno mental.

Aproveite o início desse ano pensar a respeito da sua vida, dos seus relacionamentos para ser verdadeiramente feliz e colorir seu ano da melhor forma possível.

Fonte: http://janeirobranco.com.br/

Paulina Almeida - CRP 06/115183

Psicóloga Online

Colunista Inovamente Psicologia e Psiconectado

Experiência de 10 ano em Recursos Humanos

Instagram: @psico.paulina

8 visualizações0 comentário
bottom of page