top of page
  • Alessandra Mendes Cabral CRP 20/05999

A BAIXA AUTOESTIMA E A COMPULSÃO ALIMENTAR


A autoestima não é somente se olha um dia no espelho e se achar linda, na verdade ela diariamente ajuda você em todos os momentos de sua vida é ela que nos inspira e nos dar forças para continuarmos a buscar todo dia sentido na vida, fortalecendo os objetivos e proporcionando a satisfação das vitórias, é ela que nos ajuda a dar a volta por cima quando os planos não dão certo no momento em que queremos e nos ajuda a superar frustrações diárias.

Sem autoestima você se sente um derrotado, cheio de pensamentos catastróficos.

Ai você deve estar se perguntando, o que a autoestima tem a ver com a forma que eu me alimento? Eu te respondo a baixa autoestima influencia e muito sua forma de se alimentar, ter autocontrole em relação à comida tem muito a ver como a forma que a pessoa se enxerga.

As pessoas que sofrem de baixa autoestima podem sofrer de compulsão alimentar. Isso significa que em um curto período de tempo se alimentam de forma exagerada mesmo sem sentir fome alguma e depois se sentem culpadas por terem comido, frustradas porque não foi tão forte e algumas sentem até nojo de si mesmo. E isso se trata de uma maneira inconsciente de lidar com o desvalor que todos nós temos em proporção diferente, assim com o tempo, a pessoa ganha cada vez mais peso, fica ainda mais decepcionada e triste consigo mesmo e acaba entrando em um ciclo vicioso.

Pessoas com compulsão alimentar na maioria das vezes não gostam de sua aparência. Acham que precisariam comer menos, mas sempre se sentem mais gordas, muitas acabam falando que nem ligam mais e chutam o pau da barraca comendo cada vez mais e vão se afundando, sofrendo caladas e tentando mostrar que esta tudo bem, porém somente você lá no seu íntimo sabe quanto sofrimento isso causa.

Tem até dias que você acorda determinada, com a autoestima elevada e tenta até mudar o padrão de comportamento disfuncional, mas já percebeu que não consegue mais sozinha e essa angústia já se tornou sua rotina.

Agora me diga você se reconhece em uma dessas linhas?

Como estar sua autoestima?

Alessandra Cabral - CRP 20/05999

Psicóloga com Título de Especialista em Psicologia Jurídica Especialização em Transtornos Alimentares, Obesidade e

Cirurgia Bariátrica.

Colunista Psiconectado

Instagram @mentesaudavelcorpoleve

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page