top of page
  • Caroline Settani Salvalagio CRP 06/117171

AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PRÉ E PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA


Se você está pensando em fazer a cirurgia bariátrica, além de procurar o seu cirurgião credenciado à associação Brasileira de Cirurgia Metabólica, também precisará passar por uma série de profissionais, como nutricionista, endócrino, cardiologista e psicólogo! Cada profissional fará uma avaliação e dará sua devolutiva quanto a sua aprovação ou reprovação para a cirurgia.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a cirurgia é indicada para pacientes com índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 40 ou IMC entre 35 e 40 com pelo menos duas complicações relacionadas.

Existem algumas técnicas para realizar a cirurgia e, de acordo com o caso, o cirurgião escolherá qual se adequará mais para o paciente.

Além da avaliação, o acompanhamento no pré e pós operatório são de suma importância para minimizar as chances de reganho de peso, transtornos alimentares, e para acompanhar e trabalhar todas as angústias e sensações que virão com o novo corpo que surgirá no espelho!

Durante a avaliação e no pré-operatório, realizamos uma anamnese para verificar se a pessoa realmente está apta para a cirurgia e para alinharmos algumas expectativas em relação ao processo cirúrgico como um todo. Aqui vale ressaltar que a obesidade é uma doença crônica e que a cirurgia irá atuar apenas como um instrumento para o auxílio do controle da obesidade e não seu remédio ou solução final.

No pós operatório, entraremos em uma nova fase de descoberta deste novo corpo, novos paladares, novas emoções, novo modo de se relacionar com a comida, elogios, novas roupas, nova vida, novas angústias e ansiedades, por isto o acompanhamento psicológico é tão importante neste momento!

Muitos quando chegam no pós-operatório acabam desistindo do acompanhamento, por considerar que a cirurgia já resolveu tudo o que era necessário, porém acabam não conseguindo lidar com as questões que todas essas mudanças causam, principalmente porque a comida pode ter uma outra função emocional e restringi-la sem trabalhar o que está por trás disto, pode sim gerar um reganho de peso futuramente ou surgimento de outros transtornos.

O acompanhamento pós cirurgia deve feito com toda a equipe multidisciplinar, com o tempo o retorno a cada profissional vai se espaçando, porém nunca deixa de ser feito.

Pesquise bem e procure bons profissionais para lhe acompanhar neste processo, pois ele será para toda sua vida!

Caroline Settani CRP 06/117171

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista/ UNIP-SP

Trabalha com tema de obesidade, dificuldades no emagrecimento e transtornos alimentares

Colunista Psiconectado

Instagram @psicarolinesettani

11 visualizações0 comentário
bottom of page