top of page
  • Paulina Almeida CRP 06/115183

SAÚDE MENTAL


Gostaria de dividir com vocês um tema muito atual e que ainda causa muitas dúvidas nas pessoas quando leem algo sobre “saúde mental”, pois logo pensam em “doença mental”, mas afinal o que é exatamente esse nome, a que se refere de fato? Por isso, irei explicar um pouco para que você entenda a importância dela em sua vida e qual impacto a falta dela causa.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Com isso, ao pensar nesse termo há algo muito mais abrangente e importante de se praticar no nosso dia a dia, principalmente em nossas relações com os outros.

A saúde mental em nossa vida é de extrema importância, pois é o como equilibramos nossas emoções positivas e negativas, como lidamos com o outro, como enfrentamos os desafios diários, e quando encontramos dificuldades, como lidamos com elas. Ficamos passivos ou buscamos ajuda? Diante disso, vem uma reflexão: o que você tem feito para sua saúde mental?

Um dos passos essenciais para alcançar o equilíbrio mental é através do autoconhecimento, é você conhecer seus pontos fortes, seus pontos a desenvolver, suas emoções, como lidar com elas no dia a dia, como enfrentar as adversidades, os imprevistos, como reagir frente a cada um deles, como lidar com o outro sem que afete sua essência, seu verdadeiro Eu e o seu pensamento.

Todos nós estamos sujeitos em algum momento de nossa vida a desenvolver uma doença mental, por exemplo: a entrada em uma nova escola, mudança de cidade, separação, mudança de emprego, transição dos ciclos de vida, morte de algum ente querido, menopausa, entre outros.

O que quero salientar aqui é que estamos vulneráveis a vários tipos de acontecimentos no nosso cotidiano que poderá desencadear algum tipo de transtorno mental, porém o que fará grande diferença em nossa vida é o como nós lidamos com cada um deles, quanto mais nos conhecemos menos chance de evoluir para um quadro grave, e caso evolua, buscar ajuda é essencial.

Diante do que foi dito, gostaria de dar uma dica. Caso alguém próximo ou mesmo você se identifique com esse texto, entenda que o que está sentindo não é frescura, preguiça ou falta de vontade, olhe para esse ser humano e o ajude, compreenda, ouça e dê atenção, estamos em um momento de muitos julgamentos e o que o outro precisa é apenas de compreensão e amparo. Não critique pessoas com algum tipo de doença mental, até porque quando tratado há grandes chances de cura.

Pratique o se colocar no lugar do outro e tudo mudará.

Bjos

Até mais!

Paulina C. G de Almeida- CRP 06/115183 Psicóloga Clínica em Indaiatuba e Online

Experiência de 10 ano em Recursos Humanos

Colunista Psiconectado

Instagram: @psicologa.paulina

18 visualizações0 comentário
bottom of page